Pokémon está se encaminhando a ser o maior anime em quantidade de episódios na história da cultura japonesa, rivalizando com grandes no...
Pokémon está se encaminhando a ser o maior anime em quantidade de episódios na história da cultura japonesa, rivalizando com grandes nomes como Doraemon, One Piece e Detective Conan. Sem notícias sobre o final da série, hoje o anime conta com nada mais, nada menos que 20 filmes (com o 21º em produção), 20 mini-filmes, 35 especiais e atualmente 995 episódios e contando... (não, você não leu errado, já tem tudo isso). No meio disso tudo e ao longo de sua exibição, Pokémon teve diversos episódios que se tornaram censurados ou banidos, sendo pelo teor de violência, pudor, homenagem ou simplesmente por não ser interessante o suficiente, tendo um deles até sendo banido por causar problemas de saúde...
Vamos a eles:
Epísódio 18 – Férias em Acapulco
Nesse episódio Ash, Misty e Brock chegam à cidade praiana Acapulco e Misty entra em um concurso de biquínis, porém para poder participar e tentar ficar com o premio, James da equipe Rocket se traveste de mulher e aparece com volumosos seios, fazendo comparações com os pequenos seios de Misty. As cenas são longas e insinuosas, inviabilizando os cortes, pois deixaria o episódio com curta duração e sem sentido, motivo pelo qual o episódio foi banido. Anos após sua exibição o episódio chegou a ser dublado para o inglês e exibido, porém logo desapareceu novamente. Episódio não foi dublado para o português ou exibido no Brasil.
Episódio 19 – Tentacool & Tentacruel
Esse episódio originalmente foi exibido em todo o Mundo, chagando a ser dublado para o português, porém após os atentados de 11 de setembro em 2001, ele deixou de ser exibido nos Estados Unidos e acabou por ser retirado da lista de exibição no Brasil também. O episódio apresenta uma versão mega gigantesca de Tentacruel destruindo diversos prédios ao avançar do mar para a cidade, bem como apresenta um personagens que usa uma grande variedade de armas. Diversos episódios de Pókemon foram banidos por lembrarem de atentados ou desastres naturais, bom, esse foi só o primeiro deles.
Episódio 23 – A torre do terror
Esse episódio foi retirado do ar exclusivamente pelo seu título, devido aos ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro. No episódio Ash vai atrás de encontrar um Pokémon fantasma para conseguir enfrentar os Pokémons psíquicos de Sabina, líder do ginásio de Saffron e encontra o trio fantasma da primeira geração. Não há nada (fora o título) no episódio que o tornaria forte para considerar bani-lo. A boa notícia é que o episódio foi banido apenas temporariamente e em meados de 2002 foi exibido nos Estados Unidos com seu título normal pelo Cartoon Network. Foi exibido normalmente no restante do Mundo.
Episódio 35 – A lenda de Dratini
Talvez esse seja o episódio em que os fãs mais se ressentem em não ter sido exibido, pois o episódio é realmente lindo e apresenta a primeira vez o Pokémon Dratini, mostrando também o que seria a zona de caça Safari Zone e como Ash captura a tonelada de Taurus que ele usa episódios mais adiante, que deixou os fãs sem saber onde ele arrumou tantos. Tristeza a parte o episódio é realmente bem fora da casinha para o padrão Pokémon. Em diversas cenas do anime, o uso de uma arma de fogo é usada de forma desmedida, inclusive sendo apontada para a cabeça de Ash em determinada cena. Fora isso Meowth aparece usando um bigode de Hitler, fazendo uma certa apologia ao Nazismo. Este foi o primeiro episódio banido no Mundo todo, sendo exibido tempo depois apenas na Coréia do Sul e na China.
Episódio 38 – O Soldado elétrico Porygon
Esse talvez seja o episódio mais icônico de Pokémon já produzido. Se você perguntar para alguém que nunca jogou os jogos de Pokémon ou que nunca assistiu episódio algum, pode ser que essa pessoa se lembre da história que correu o Mundo a cerca desse episódio. No episódio, Ash e turma são jogados em um mundo digital e conhecem o Pokémon Virtual Porygon, porém em dado momento travam uma luta com a equipe rocket e quando Pikachu usa o Thunder Shock em dois misseis que estão vindo ao encontro do grupo e uma explosão ocorre, luzes vermelhas e azuis são lançadas na tela em uma sucessão de alteração de brilho entre elas que causou convulsões em diversas crianças. Sim, Pokémon já mandou centenas de crianças para o hospital, sendo cerca de 375 meninos e 310 meninas. Foi verificado que esse efeito que piscava em vermelho e azul na frequência de 12 Hz durante 04 segundos, causaram visão turva, dores de cabeça, tonturas, náuseas e “pasmem”, ataques epiléticos nos telespectadores. Após a exibição desse episódio a série entrou em hiato por “04 meses” e ao ser retomado, o anime deixou esse episódio fora de sua lista de episódios. Fora a sua exibição, o episódio não passou em nenhum outro lugar do Mundo.
Episódio 65 (original 39) – Feriado à La Jynx
Esse episódio introduziu o Pokémon Jynx ao anime e foi banido brevemente pela aparência do Pokémon. Jynx originalmente possuía a pele escura, lábios volumosos e cabelos loiro claro sendo considerada uma imagem racista. Após isso o Pokémon passou por uma reformulação e a partir dai aparece com a pele roxa e não mais negra. O episódio seria o próximo após o episódio 38 (Soldado elétrico Porygon), porém não foi exibido sequencialmente. Exibido com a numeração de episódio 65 ficou totalmente sem sentido, pois Ash ainda possuía Charmander e no episódio 64 o mesmo já havia evoluído para Charizard. O episódio foi exibido no resto do Mundo, porém também fora da sequência.
Episódio ... (original 40) – É véspera de ano novo! Monstros de bolso
Aparentemente o episódio do Porygon causou uma avalanche de problemas na exibição do anime. Esse episódio que originalmente seria o de número 40 seria um especial para comemorar a véspera do ano novo, bem como o anterior 39 (Feriado a la Jynx) seria para comemorar o natal, porém com a paralização na exibição do anime que foi de dezembro de 1997 a abril de 1998 após o incidente Porygon e pelas datas comemorativas do episódio já terem passado o episódio acabou sendo descontinuado. Outra razão, porém não oficial, seria que o episódio jamais tenha sido concluído, pois não havia certeza do retorno da exibição do anime. A sequência correta de exibição após a paralização seria com os próximos capítulos 41 (Perdidos na Neve) e 42 (Irmãos da Pesada), porém o episódio (O Adeus de Pikachu) foi criado e veio como um pedido de desculpa por causa dos ataques epiléticos, prosseguindo, porém com o episódio (Irmãos da Pesada), deixando então 03 episódios sem exibição. Posteriormente (Feriado a la Jynx) e (Perdidos na neve) foram exibidos fora da ordem cronológica como os episódios 65 e 66, já o especial de véspera de ano novo ficou definitivamente sem exibição.
Episódio 252 – A Caverna de Gelo
Mais um episódio envolvendo o Pokémon Jynx, porém agora na quinta temporada da série. Nesse episódio, Brock ao atravessar uma caverna de gelo, fica doente e fica aos cuidados de uma Jynx, porém em seus devaneios de febre sonha que está sendo cuidado por uma enfermeira Joy e acaba por beijá-la na boca, porém está beijando a Jynx. A muitos poréns com relação ao motivo que baniu esse episódio, desde que a doença que Brock pega ter sido propositadamente disseminada pela equipe Rocket e se assemelhar a epidemia do vírus SARS (Sindrome Respiratória Aguda Severa), que afetou em sua maioria países asiáticos com mais de 770 mortes confirmadas até 2003, quanto ao mesmo motivo do episódio (Feriado a la Jynx) que denota uma conotação racista ao Pokémon Jynx. Fora o Japão apenas Portugal exibiu o episódio, porém fora da ordem cronológica.
Episódio 348 – Quanto mais briga, melhor!
Esse episódio foi banido apenas em alguns países como a Itália, a França e o Egito, porém exibido normalmente no resto do Mundo. O episódio foi considerado violento e com um tema um pouco adulto demais para o público voltado as crianças. O episódio deixa uma clima romântico em determinado momento e foca em uma verdadeira guerra dos sexos (mostrando Ash e May batalhando em dupla e brigando como marido e mulher contra Jessie e James que brigam da mesma forma).
Episódio 377 – Batalha na Ilha dos Tremores! Barboach vs Whiscash!
Esse é o segundo episódio que nunca chegou a ser exibido, nem mesmo no Japão. O episódio apresenta os Pokémons Whiscash e Barboach, que possuem o poder de gerar terremoto e a primeira vista, não havia nada que poderia tornar o episódio banido, porém em sua semana de exibição, mais precisamente em 23/10/2004 um terremoto ocorreu no Japão e em respeito às vítimas o episódio não foi exibido e caiu no esquecimento. O episódio está completo, porém as únicas cenas que podem ser encontradas na web são as cenas do próximo capítulo que foram exibidos no episódio anterior.
Episódio 397 – Ash & May! Batalhas Calorosas em Hoenn!
Esse episódio não foi exibido no ocidente apenas por ter sido considerado desnecessário. Ele é um apanhado de todos os acontecimentos importantes das viagens de Ash por Hoenn, não apresentando nada de novo para a série.
Episódio 516 – Ash & Dawn! Em direção a Novas Aventuras!
Esse episódio não foi exibido no ocidente apenas por ter sido considerado desnecessário. Ele é um apanhado de todos os acontecimentos importantes das viagens de Ash por Sinnoh, não apresentando nada de novo para a série.
Episódio 588 – Criaturas Misteriosa: Pokémon!
Esse episódio também não foi exibido no ocidente apenas por ter sido considerado desnecessário e é mais um apanhado de acontecimentos dos episódios de Sinnoh, porém narra alguns acontecimentos futuros, como por exemplo a batalha de Ash pela 7ª insígnia e o aparecimento de Brandon e Regigigas que até então não aviam aparecido no anime. Nenhum acontecimento que interfira no enredo da série.
Episódios 678 & 679 – Dawn Começa de Novo e Crise no Ginásio Prateado!
Esses seriam os episódios 678 e 679, porém sua história narrava os caminhos de Brock e Dawn assim que deixaram Ash, dessa forma e por não focar no nosso personagem principal, os episódios não foram transmitidos no ocidente, talvez para serem realocados e transmitidos como especial Pokémon Chronicles, porém não foram exibidos mais.
Episódios 682 & 683 – Equipe Rocket vs Equipe Plasma (Parte 1 e 2)
Esse especial foi dividido como sendo os episódios 682 e 683, porém o mesmo foi adiado devido ao Tsunami de Tohoku que devastou o Japão uma semana antes do episódio vir ao ar. Esse episódio mostra um embate entre as equipes Rocket e Plasma, quando Giovanni chega em Unova para colocar em prática os planos que Jassie, James e Pierce iniciaram em episódios anteriores. Diante das diversas cenas de destruição contidas nesses episódios, eles foram banidos em respeito das vítimas do incidente que atingiu o Japão. Os episódios deveriam ter sido exibidos posteriormente, pois tinham um importante enredo para a continuidade do anime, porém não foi exibido. A não exibição desses episódios deixaram diversos furos na história que não foram explicados mais.
Episódio 685 – Um Especialista em Pescaria em uma Competição de Pesca!
Mais um episódio que teve sua exibição paralisada devido aos acontecimentos do Tsunami de Tohaku, pois o episódio possuía diversas cenas que lembravam rios de água corrente, porém foi exibido posteriormente com algumas alterações. Sua exibição seria após a batalha de Ash no ginásio da cidade de Castelia, porém todas as referências à cidade foram removidas para aparentar que Ash continua o caminho para a cidade de Nimbasa que seria o local onde cronologicamente Ash estava no momento que o episódio foi recolocado para exibição.
Episódio 716 – Projeto Especial Pokémon! Pikachu e a Misteriosa Aventura!
Esse seria o episódio 716, porém diante de sua aparência de especial, foi retirado de exibição para futuramente entrar na serie de especiais Pokémon Chronicles (estamos esperando!!!). O episódio mostraria os Pokémons de Kanto até Sinnoh tentando ajudar um Unown em apuros.
Episódio 826 (XY024) – Um Lugar Submarino para chamar de Lar!
Esse episódio foi temporariamente banido, devido ao naufrágio do navio MV Sewol na região da Coréia do Sul e em respeito a suas vítimas. O episódio mostra Ash ajudando Torind e Evi, um casal de exploradores marítimos em busca de um navio naufragado na região da Coréia do Sul e por isso foi banido temporariamente. Ironicamente a primeira exibição do episódio foi na própria Coréia do Sul, sendo exibido posteriormente no resto do Mundo após o episódio XY050, ficando dessa forma cronologicamente errado, pois o Fletchlinder de Ash ainda era um Flatchling.
Cilan e Brock! O Ultraje de Gyarados!
Após Cilan deixar a equipe de Ash, ele se depara com um grupo de caçadores Pokémon e tenta impedir que um Gyarados seja capturado. Durante o episódio Brock se junta a ele. Por algum motivo não informado esse episódio passou apenas no Japão.
Iris vs. Clair! O Caminho Para se Tronar uma Mestra de Dragões!
Esse episódio seria logo após Iris se separar do grupo de Ash. A história gira em torno de Iris tentando ajudar um Gible que está arrumando confusão na cidade e tentando devolve-lo a natureza. No meio das confusões Iris recebe ajuda de Clair. Esse episódio seria o último da série original (ante da série XY) e foi exibido apenas no Japão.
Cilan e Clemont! A Incrível Dupla!
Nesse episódio Clemont e Bonnie conhecem Cilan e se juntam para resolver os problemas que um Eelektross está causando em uma linha ferroviária. O episódio seria o último da cronologia de Kalos e também foi exibido apenas no Japão.
A Poderosa Mega Evolução: ATO I / ATO II / ATO III / ATO IV
Nesses especiais, a história foca os treinadores Alain e Mairin indo atrás de relatos de mega evoluções de alguns Pokémons. No decorrer dos especiais, os protagonistas trambam com diversas mega evoluções e algumas aparições lendárias. Esses especiais passaram apenas no Japão.
Esses são os mais conhecidos e controversos episódios banidos ou nunca exibidos de Pokémon. Esperamos que em um futuro próximo possamos ver alguns sendo lançados pela franquia, nem que seja como episódios especiais.
Ainda há alguns episódios não listados que por um motivo ou outro deixaram de ser exibidos apenas em alguns países, sendo por motivos cultural ou por simples problema nas emissoras, porém que no geral podem ser encontrados sem muita dificuldade na internet e já legendados para o português por algum fansuber.
Informação aleatória:
Se você acha que Pokémon já tem muita coisa, da uma olhada nesse anime...
Sazae-san estreiou em 1969 e é exibido até hoje com atualmente 7466 episódios e sem indicio de acabar... Bora alcançar Pokémon...
Sazae-san
A Poderosa Mega Evolução: ATO I / ATO II / ATO III / ATO IV
Nesses especiais, a história foca os treinadores Alain e Mairin indo atrás de relatos de mega evoluções de alguns Pokémons. No decorrer dos especiais, os protagonistas trambam com diversas mega evoluções e algumas aparições lendárias. Esses especiais passaram apenas no Japão.
Esses são os mais conhecidos e controversos episódios banidos ou nunca exibidos de Pokémon. Esperamos que em um futuro próximo possamos ver alguns sendo lançados pela franquia, nem que seja como episódios especiais.
Ainda há alguns episódios não listados que por um motivo ou outro deixaram de ser exibidos apenas em alguns países, sendo por motivos cultural ou por simples problema nas emissoras, porém que no geral podem ser encontrados sem muita dificuldade na internet e já legendados para o português por algum fansuber.
Informação aleatória:
Se você acha que Pokémon já tem muita coisa, da uma olhada nesse anime...
Sazae-san estreiou em 1969 e é exibido até hoje com atualmente 7466 episódios e sem indicio de acabar... Bora alcançar Pokémon...
Sazae-san